ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL “MARIA JOSÉ”
Aluno:______________________ Nº___ Ano: 7º___ Nota (
) Professora: Marileide F.
Abreu
Prova de Língua Portuguesa
Leia o texto com atenção e
responda corretamente às questões.
Cabeça no mundo da lua em
plena sala de aula, notas em queda livre, falta de disposição para tudo e
reclamações cada vez mais frequentes por bagunças, brigas e discussões em
classe. Se esse quadro lhe parece familiar, seu filho pode estar dormindo menos
do que deveria. Ou na hora errada.
1) Nesse texto, a expressão “cabeça no mundo da lua”, significa
que o filho:
a. ( ) dorme
pouco à noite. b.
( ) é bagunceiro.
c. ( ) está disperso. d. ( ) está
fora da sala de aula.
2. Leia com atenção, antes de responder as questões
abaixo:
"Anoitecia
silenciosamente." Nesta oração temos:
a) Sujeito
simples b) Oração sem sujeito. c) Sujeito
indeterminado. d) Sujeito oculto.
3. "Nunca ninguém acariciou uma
cabeça de galinha." Qual é o sujeito e o tipo de sujeito desta oração?
a) Nunca ninguém /
composto.
b) Ninguém / simples.
c) Ninguém
/indeterminado.
d) Nunca / simples.
4. "Não choremos, amigos, a
mocidade." Qual é o tipo de sujeito desta oração?
_______________________________________________________________________
5. "O homem, a fera e o inseto, à
sombra delas, vivem livres de fome e fadigas." Nesta oração o sujeito é: _________________________________________
6. Classifique os sujeitos das orações
abaixo:
a) Tu
e ele foram vítimas de assalto em Monteiro. ( ________________________ ) b) Mantém-se
a greve na Paraíba. ( ___________________________________ )
7. Leia o texto
abaixo e responda a questão abaixo:
Domingão
Domingo, eu passei o dia todo de bode. Mas, no começo da noite, melhorei
e resolvi bater um fio para o Zeca. — E
ai, cara? Vamos ao cinema? — Sei lá, Marcos. Estou meio pra baixo.... — Eu
também tava, cara. Mas já estou melhor! E lá fomos nós. O ônibus atrasou, e nós
pagamos o maior mico, porque, quando chegamos, o filme já tinha começado. Teve
até um mane que perguntou se a gente tinha chegado para a próxima sessão. Saímos de lá, comentando: — Que filme massa!
— Maneiro mesmo! Mas já era tarde, e nem deu para contar os últimos babados pro
Zeca. Afinal, segunda
feira é de trampo e eu detesto queimar o filme com o patrão. Não vejo a
hora de chegar de novo para eu agitar um pouco mais. CAVÉQUIA. Márcia Paganini
Retire do texto, uma
frase com linguagem formal e outra com linguagem informal.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. Os
dois personagens que conversam nesse texto são:
(
A ) adultos ( B
) crianças ( C ) idosos ( D ) jovens.
9. Classifique as frases abaixo em: ( FN ) frase nominal ( FV ) frase verbal
(
) O
ônibus atrasou. ( ) Que
filme massa!
( ) E lá fomos nós. ( )Vamos ao cinema?
10. Observe as frases
abaixo e responda:
- Quantas orações ela contém?
- Classifique o período em
simples ou composto.
a) “Os ricos apertavam, os pobres gritavam, as leis não eram ouvidas, a
desordem ameaçava o estado.” (Paulo Mendes Campos).
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) A história dos povos indígenas continua a
ser a história de luta pela sobrevivência dos seus costumes e pela conservação
das terras.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________